domingo, 28 de março de 2010

Peixes e plantas


A escolha dos peixes e das plantas para manter num aquário depende muito do gosto pessoal de cada um, no entanto, há que ter em atenção que nem todos os peixes se podem juntar e nem todas as plantas têm as mesmas necessidades, quer de nutrientes, luz ou mesmo a preferência de Ph pode diferir de espécie para espécie.
Como já tinha citado num outro “post”, a ideia base dum aquário é tentar recriar num tanque o habitat natural das espécies que se pretendem manter; Por ex: não é aconselhável juntar peixes oriundos de continentes diferentes, como África e América do Sul, o ideal seria criar um biótopo.
“Um dos temas mais interessantes na aquariofilia, é a montagem de biótopos, ou seja, a reconstrução da natureza em um aquário. É um grande privilégio ter a possibilidade de contemplar uma paisagem semelhante à encontrada na natureza no recanto dos nossos lares.

Biótopo, do grego bio=vida, topos=lugar, significa o lugar onde a vida ocorre. Sendo assim, a caracterização de um biótopo envolve a discriminação das variáveis ambientais abióticas do lugar, como temperatura da água, coloração, pH, dureza, tipo de solo, incidência solar, profundidade etc.”
Ao comprar um peixe deve-se ter sempre em atenção as suas necessidades e tentar recriar o seu habitat de forma a proporcionar uma boa qualidade de vida.
Mas nem todas as espécies de peixes podem ser mantidas em aquários, sobretudo devido às suas necessidades. Seria de muito mau gosto manter num aquário um salmão, sabendo de antemão que uma das suas necessidades básicas é a de subir à nascente para desovar.    
No que diz respeito às plantas, existe mais margem de manobra, uma vez que as plantas são menos exigentes. Só temos que ter em atenção as suas necessidades a nível da iluminação e das carências nutritivas.   

Sem comentários:

Enviar um comentário